Aqui, o eu lírico sente nostalgia ao lembrar de um amor perdido que escapou. Apesar de aparentemente ter seguido sua vida, ele fica se perguntando como o romance teria sido se as coisas tivessem sido diferentes, e gostaria que aquele amor tivesse sido pra sempre.
the 1
cardigan
Essa música faz parte do triângulo amoroso do álbum. Anos depois do ocorrido, Betty traz seu ponto de vista sobre seu relacionamento com James, ela se sentia como um cardigã velho, porém quando ele a encontrou ela se viu na esperança de se sentir amada. Com a traição de James, teve seu primeiro coração partido.
the last great american dynasty
Taylor conta sobre a vida polêmica da socialite Rebekah Harkness. As pessoas faziam muita fofoca sobre ela, pois ela era uma mulher divorciada de classe média, e conseguiu ascender socialmente ao casar-se com Bill, herdeiro da empresa Standard Oil. Os dois compraram uma mansão para passar as férias e fazer festas. Após a morte de Bill, a mansão ficou 50 anos sem ninguém até Taylor comprá-la.
exile
Essa música é sobre ainda ter sentimentos por alguém, enquanto essa pessoa já seguiu em frente. Os dois ex-amantes refletem sobre seu antigo relacionamento, que não era saudável. O ponto de vista de Taylor fala sobre a negligência que seu parceiro teve com os sinais que deu quando não estava bem. Em contraste, o ponto de vista de Bon Iver mostra o quanto ele está desolado e como não o agrada ver sua ex-parceira com outro.
my tears ricochet
A história é o ponto de vista do fantasma de uma mulher morta assombrando quem a matou. O assassino era alguém que essa mulher amava, e foi quem a machucou mais. A mulher diz “Você teve que me matar, mas isso te matou do mesmo jeito”, ou seja, apesar dela não estar mais viva, a pessoa que a matou foi afetada igualmente, pois está morta por dentro.
mirrorball
Aqui, o eu-lírico se compara a uma bola de discoteca, pois reflete várias personalidades para agradar as pessoas ao seu redor, porém nunca se mostra como realmente é. Além disso, ele é quebrado em um milhão de pedaços, e é isso que o faz entreter as outras pessoas assim como também é o que faz a bola ser tão brilhante e bonita.
seven
Nessa canção, Taylor escreve o ponto de vista de uma criança aos sete anos que tem um amigo com um ambiente conturbado em casa, cheio de brigas e discussões. O eu-lírico gostaria de ajudar esse amigo e fugir com ele para viverem como piratas, uma fantasia infantil para esquecer as dificuldades da realidade.
august
Essa é a segunda música do triângulo amoroso, onde vemos o ponto de vista de Augustine, a amante. Ela repete como James nunca foi dela, e como ela fez sacrifícios por ele, como cancelar seus planos na esperança de que ele fosse ligar. A música repete muitos trechos, demonstrando que Augustine não tinha muitas memórias com ele, diferente de Betty, porque ficaram juntos apenas no verão e para James aquilo foi apenas um caso.
this is me trying
Essa música é sobre reconhecer seus erros e se esforçar para resolvê-los. O eu-lírico fala sobre como algumas coisas atrapalham esse processo, como álcool, medo, fracasso e etc. Porém, o maior passo já foi feito: reconhecer as falhas e tentar concertá-las, mesmo que seja difícil.
illicit affairs
Nessa faixa, o eu-lírico fala sobre ter um caso escondido, pois a pessoa com quem está relacionando já é comprometida. Ele diz para essa pessoa o que ela precisa fazer para que ninguém desconfie, como andar de capuz e cabeça baixa, não usar perfume e etc. Ao longo da música, ele vai percebendo que aquela relação não é saudável, e que apesar de ter começado de maneira bonita, terminará de forma trágica.
invisible string
Aqui, Taylor usa de inspiração um mito asiático sobre um fio do destino que une almas gêmeas. O eu-lírico agradece a suas relações antigas, pois de certa forma fizeram a atual ser possível. Ele diz que acha bonito como durante sua vida, havia um fio invisível a ligando a seu parceiro.
mad woman
Nessa música, Taylor conta sobre as batalhas que as mulheres sofrem por serem criticadas por qualquer coisa. Ela diz que toda vez que as pessoas falam para ela que está louca ou brava, ela fica mais louca e brava ainda, quem faz ela ficar assim são as próprias pessoas.
epiphany
Nessa canção, Taylor fala sobre a batalha dos profissionais de saúde na pandemia e compara essa luta com a que os soldados enfrentaram durante a guerra. Dessa forma, essas pessoas esperam por algum momento de revelação, uma epifania, que possa trazer algum sentido no meio de todo o caos.
betty
Encerrando a história do triângulo amoroso, essa música mostra o ponto de vista de James. Ele justifica sua traição no fato de ser imaturo e ter apenas 17 anos. Ele quer Betty de volta, porém em nenhum momento da música pede desculpa pelo o que fez a ela. Durante a canção, ele planeja aparecer na festa de aniversário de Betty e se pergunta se ela irá aceitá-lo de volta. Taylor confirmou que eles acabam juntos.
Nessa música, Taylor fala como ser uma celebridade afeta sua vida pessoal, e diz para o seu amado que o relacionamento deles pode ter complicações por isso, tem medo que a falta de privacidade afaste seu parceiro. Além disso, ela fala sobre inseguranças no seu namoro em geral.
peace
hoax
O eu-lírico fala sobre estar em um relacionamento tóxico, seja amizade ou amor, e apesar de ser difícil lidar com essa pessoa que faz mal à ele, a única tristeza que ele quer em sua vida é esse amor problemático. Ele está ciente da falsidade dessa relação, e é a única ilusão que ele está disposto em acreditar.
the lakes
Essa canção é mais poética e introspectiva, Taylor fala sobre seu desejo de solidão e de escapar dos olhares do público no lago Windermere, o maior lago da Inglaterra em Lake District. Ela também disserta sobre uma utopia livre de ambientes urbanos e críticos e redes sociais, onde ela fica em paz com seu parceiro.