Nessa música, Taylor fala sobre estar encantada com sua relação e querer proteger isso à todo custo. Ela sabe que as pessoas gostam de dar opiniões sobre sua vida, mas não se importa com isso pois apenas quer ficar na “fumaça de lavanda” com seu amado. Ela comenta sobre as especulações dela estar casada ou não com Joe Alwyn, como se namorar por um longo período de tempo sem noivar fosse errado.
Lavender Haze
Maroon
Aqui, Taylor fala sobre um relacionamento passado. Na primeira parte da música, ela fala sobre o início e como tudo estava dando certo, já na segunda, ela conta como a relação começou a desandar até chegar no ponto de término. Há teorias de que a música seja sobre Jake Gyllenhaal, visto que “Maroon” é um tom mais escuro que vermelho, que é a cor que representou a relação dos dois, porém nada confirmado.
Anti-Hero
Nessa canção, Taylor discute sobre seus medos e inseguranças. Ela se coloca como a anti-heroína de sua história, não é tão boa e perfeita como os heróis costumam ser, mas também não é má como os vilões. Ao longo da música, ela percebe que a maior parte de seus problemas estão apenas em sua cabeça, e ela precisa lidar com isso para viver bem consigo mesma.
Snow On The Beach
Essa música é sobre se apaixonar por alguém ao mesmo tempo em que esse alguém também está se apaixonando por você. Taylor e Lana comparam se apaixonar de forma recíproca com nevar na praia, pois é algo muito difícil de acontecer, e quando acontece é algo extremamente bonito de se ver.
You're On Your Own, Kid
Nessa música, Taylor conta sobre sua carreira e o esforço que fez para alcançar o sonho de ser uma grande artista. Mesmo sabendo que as coisas podem mudar em um piscar de olhos, ela confia no legado que construiu e sabe que pode lidar com o que vier. Além disso, ela também comenta sobre ter achado um grande amor depois de não ter sido correspondida algumas vezes em sua vida.
Midnight Rain
Aqui, Taylor usa a “luz do sol” e a “chuva da meia-noite” como metáfora para explicar como ela e um antigo ex-namorado eram diferentes. Ele queria se casar, enquanto Taylor buscava a fama e estava mais focada em sua carreira. Ela só lembra dele em algumas madrugadas e ele só lembra dela quando a vê na TV.
Question...?
Por conta dessa música fazer sample de “Out Of The Woods”, que é sobre Harry, acredita-se que “Question…?” também se trate dele. Na letra, ela pede explicações para o seu ex-namorado e o questiona se ele gostaria de ter agido diferente na época em que estavam juntos.
Vigilante Shit
Nessa música, Taylor resolve se vingar de alguém que fez mal à ela. Acredita-se que a música seja sobre o Scooter Braun, empresário que roubou seus álbuns, e que Taylor teria ajudado sua ex-esposa Yael Cohen a se divorciar dele em 2021 enviando alguns envelopes para ela. Além disso, Taylor também teria denunciado um crime de fraude de Scooter para o FBI.
Bejeweled
Nessa faixa, Taylor se vê frustrada pois seu parceiro não a valoriza como ela merece. Então, ela decide sair para se divertir e percebe que ainda pode fazer todo o lugar brilhar, que ainda chama atenção de todos ao seu redor. Ela percebe que tem sido muito gentil com seu parceiro, mas ele não a trata da mesma forma.
Labyrinth
Aqui, Taylor fala sobre o labirinto que criou em sua própria mente ao estar se apaixonando de novo após um término. Ela não achou que fosse gostar de alguém tão rapidamente, e está impressionada com essa pessoa nova que está entrando em sua vida e os sentimentos bons que ela traz.
Karma
Nessa música, Taylor percebe que o karma não traz apenas coisas ruins a quem merece, ele também traz coisas boas a quem age de maneira gentil, assim como ela. Ela tem a consciência tranquila e não tem medo do karma porque sabe que para ela, ele sempre virá com coisas boas.
Sweet Nothing
Nessa canção, Taylor fala sobre como seu parceiro nunca exigiu nada dela, apenas coisas simples e pequenas. Ela expressa gratidão por esse amor leve e tranquilo. Em sua vida, as pessoas, a mídia, os críticos sempre estão exigindo cada vez mais dela, porém não seu namorado, ele apenas quer que ela seja ela mesma.
Mastermind
Essa música fala sobre planejar para conseguir o que quer. Taylor sempre foi chamada de “calculista”, então nessa música ela incorpora essa característica e admite ser assim. Ela afirma que para começar a se relacionar com seu atual parceiro, pensou em tudo estrategicamente pois no momento em que o viu, soube que queria que ele fosse dela.
The Great War
Nessa faixa, Taylor utiliza a metáfora da “Grande Guerra” para falar de uma briga com seu parceiro. Ela diz que se eles passarem por essa situação, ela não irá mais chorar e nem brigar, e sempre será dele. A papoula no cabelo e o “jardim de memórias ” são símbolos de lembrança e respeito, geralmente associados à memória dos soldados caídos em guerras reais, como a Primeira Guerra Mundial.
Bigger Than The Whole Sky
Essa canção é sobre perder alguém que foi muito importante, mesmo que você tenha passado pouco tempo com essa pessoa. O eu-lírico se pergunta como as coisas seriam se isso não tivesse acontecido, e pensa que nunca irá conhecer quem essa pessoa teria se tornado.
Paris
Essa música é sobre estar tão apaixonado que não se importa com nada, nem com notícias ou fofocas, nada mais é relevante comparado à esse amor. Taylor sente que está bebendo champagne mesmo sendo um vinho barato, sente que está em Paris mesmo estando em qualquer lugar de tão bonito que é esse amor.
High Infidelity
Nessa canção, Taylor explora temas de traição e infidelidade. Ela admite já ter traído um ex-namorado, e pergunta se ele realmente quer saber onde ela estava dia 29 de abril. Há diversas especulações sobre quem seria essa pessoa, alguns acham que seriam sobre Calvin Harris, outras acham que seria sobre Tom Hiddleston, mas não há nada confirmado.
Glitch
Aqui, Taylor fala da improbabilidade da sua relação com seu parceiro. Ela acha que uma falha, um bug no universo que fez ambos ficarem juntos, pois ela achava que ela e seu atual parceiro seriam apenas bons amigos. Taylor diz “já faz 2190 dias desde o nosso apagão do amor”, o que equivale à seis anos, confirmando que essa música é sobre Joe.
Would've, Could've Should've
Ao completar 32 anos, idade que John Mayer tinha quando namorou com Taylor, ela escreveu essa música contando sobre como o relacionamento era problemático. Ela diz que ele roubou sua juventude e acabou com a sua inocência, isso trouxe consequências para a sua vida que ela lida até hoje.
Dear Reader
Nessa música, Taylor dá conselhos para seus fãs, leitores de suas músicas, para que eles lidem melhor com situações que ela já passou. Não são conselhos para que as pessoas relevem tudo que aconteça com elas, muito pelo contrário, Taylor quer que as pessoas sejam reativas, e que façam algo quando alguém prejudica elas, seja chorar, se proteger, se vingar e etc.
Hits Different
Taylor fala sobre a dificuldade de superar um relacionamento que deixou marcas profundas. Ela usa a expressão “hits different” para explicar que dessa vez, a experiência de término para ela foi completamente diferente do que costuma ser, visto que ela sempre teve facilidade em seguir em frente depois de acabar uma relação.
You're Losing Me
Encerrando o álbum, Taylor conta sobre um amor que está se desintegrando. Ela e seu parceiro esperavam que uma cura chegaria, mas isso não aconteceu. Ela não quer jogar fora tudo que construíram, mas está cansada de tentar salvar a relação sozinha, e seu parceiro não admite que o amor estava doente.